ANPLED – HISTORIAL
Após a entrega da petição, do documento final (justificativo e de proposta de alteração da legislação regulamentadora da actividade da pesca lúdica), e da realização do seu debate em plenário da Assembleia da República, pese a excelente apreciação e aceitação, que tal documento mereceu de todos os intervenientes, incluindo dos membros da bancada do partido governamental, entendeu a denominada Comissão para a Defesa da Pesca Lúdica e dos Recursos Marinhos, que os objectivos que levaram á sua constituição, não poderiam de todo, esgotar-se com a entrega e debate de tais documentos, sob pena de tudo se manter como até aqui, ou pior ainda, de a actividade vir a sofrer maiores restrições, que aquelas que já lhe foram infligidas.
Ponderado o panorama actual do associativismo no sector, entendeu a dita Comissão, propor a criação duma entidade com abrangência Nacional, capaz, de transmitir representatividade ao sector. Com essa finalidade, a Comissão estabeleceu contactos, quer com entidades legalmente constituídas, quer com pescadores individuais, tendo algumas das entidades colectivas e alguns dos pescadores individuais contactados, demonstrado o seu interesse na concretização desse objectivo.
Assim de uma reunião realizada na Lourinhã, foi formado um Grupo de Trabalho, cuja função seria a de analisar, qual a melhor forma a dar á entidade. Decorridos alguns meses e após ter sido constatado, que nesta fase, não é possível a criação da entidade, num dos termos alvitrado nessa reunião Confederação), entenderam alguns membros da Comissão e do Grupo de Trabalho, retomar o processo de criação da entidade nos termos á data possíveis, ou seja, Associação.
Assim, é com enorme prazer que se anuncia a criação da ANPLED – Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos. Com o mesmo prazer com que se anuncia a criação da ANPLED, também se endereça o convite a todos aqueles que se revejam no seu objecto social e estatutos, a fazerem parte do grupo de sócios fundadores, bem como a participar e colaborar na fundação de uma entidade, que se pretende, interveniente, defensora e participativa, na definição das condições futuras, que permitam a prática da pesca lúdica e desportiva, duma forma mais justa, mais organizada e mais sustentada, por forma a preservar o meio em que a actividade se desenvolve.
Finalmente, a ANPLED, foi constituída por escritura pública em 27 de Fevereiro de 2009.